quinta-feira, 14 de julho de 2011

Benefícios do pilates para quem está acima do peso

Este texto faz parte da postagem coletiva pelo Dia Nacional de Combate à Obesidade promovida pelo Infobeso – Um Blog de Peso.
Apesar de poder oferecer um gasto calórico mediano, em pessoas com alguma prática na atividade, o pilates não é uma atividade vocacionada para emagrecer, pois não é aeróbia. Então como pode ajudar quem está acima do peso?

Indivíduos com sobrepeso e obesos, precisam fazer exercícios para complementar o tratamento para emagrecer. O exercício é fundamental para auxiliar no balanço energético negativo, mas para quem está acima do peso pode acarretar lesões. E é aí que o pilates entra.

Quem está acima do peso, antes de iniciar os exercícios aeróbios, como caminhadas, corridas e aulas de ginástica, deve fazer um trabalho de fortalecimento contínuo. Fortalecer a musculatura que será exigida nas outras atividade é fundamental na prevenção das lesões. Além disso é comum aqueles que estão acima do peso já sofrerem com algum problema articular que pode se agravar durante o exercício.

O pilates pode ajudar no fortalecimento de pernas e braços, preparando para outros exercícios mais intensos. O fortalecimento do core (região do tronco),  ajudará na manutenção da postura, diminuindo a incidência de dores nas costas. Pode ser uma excelente opção para quem não gosta de fazer musculação.