quarta-feira, 25 de maio de 2011

Má postura e hábitos posturais

Uma característica própria dos recém-nascidos é a forma de sua coluna vertebral. Quando éramos pequenos, nossa coluna era perfeitamente reta, e as curvaturas cervical, dorsal e lombar só apareceriam conforme nos tornássemos capazes de sustentar a cabeça, sentar e ficar em pé.
Ao longo da vida, no entanto, nossa coluna passa por transformações que desenvolvemos por conta dos maus hábitos que adquirimos e que acabam nos levando a sérios desvios posturais – o modo como nos sentamos em frente ao computador e a televisão; carregar mochilas pesadas; falta de exercícios de alongamento… Estas atitudes podem desencadear muitos problemas de saúde, tais como dores nas costas, enxaqueca, tensão muscular, fadiga e até mesmo estresse.
A má postura é a postura fora do alinhamento normal sem limitação estrutural causada por maus hábitos posturais. Quando a má postura é mantida por muito tempo ocasiona sobrecarga mecânica em algumas estruturas do corpo, que leva a dor, conhecida como síndrome dolorosa postural (SDP).
A má postura pode ser evitada com bons hábitos posturais e exercícios físicos. No entanto se nada é feito para melhora da postura, a má postura pode levar ao desvio postural (DP), que é considerado um problema estrutural, devido ao encurtamento de músculos e tecidos moles (músculos, ligamentos e tendões), o desequilíbrio de força e flexibilidade e a presença de dor devido à sobrecarga mecânica. Para melhorar os desvios posturais é necessária a prática de exercícios que visam equilibrar força e flexibilidade, assim como melhorar a postura e os hábitos posturais diários.  
Se você costuma trabalhar numa mesa de escritório é bem provável que você tem uma postura excessivamente relaxada: ombros curvados para frente, peito cavado e barriga saliente. Conseqüência dessa postura: uma respiração superficial, músculos alongados na parte superior das costas e abdômen, e tensão induzida por dores de cabeça.
E qual é a definição de uma boa postura? Postura é uma questão individual, mas devemos considerar que a postura seja confortável e preserve as curvaturas da coluna vertebral, sendo assim boa postura é aquela que evita a sobrecarga mecânica nas estruturas ativas (músculos) e passivas (ossos) do corpo.
Nos dias de hoje existe diversas modalidades de exercícios físicos que podem auxiliar na melhora da postura, entre elas o pilates. Na prática do pilates o corpo é trabalhado como um todo: trabalhando força, flexibilidade, respiração e consciência corporal. A forma como o pilates é trabalhado e os benefícios que ele trás faz com que este método seja considerado um dos métodos mais eficaz para correção postural.

Professora: Ana Caroline Flores